SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Elegir una carrera docente en Portugal: motivaciones y autoeficacia de los estudiantes de másterEvaluación de un taller de gamificación para formar al Homo Ludens educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

BACKES, Ana Flávia et al. Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.210-225.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18632.

O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.

Palabras clave : Educação Física; Ambiente percebido; Formação inicial; Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )