SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Expansión de la educación a distancia en la educación superior: trayectorias en Argentina, Brasil, Chile y ColombiaProcesos de participación de estudiantes de educación técnica integrada: Estudio de la realidad de una institución educativa en el estado de Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

CASANOVA, Diogo. Estratégias para promover a agência do estudante no processo de avaliação e feedback digital. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.83-103.  Epub 01-Nov-2021. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.23750.

A avaliação e o feedback digital têm vindo a crescer como temas de investigação nos últimos anos, em particular no ensino superior. Dentro destes temas, o papel do estudante como tendo agência no processo de avaliação e feedback é considerado uma área relevante sobretudo tendo em conta o contexto do ensino superior, no qual se pretende que o estudante desenvolva competências de aprendizagem ao longo da vida. Nesta investigação pretende-se investigar a disponibilidade dos docentes para ceder ao estudante algum do poder que detêm no processo de avaliação. Procura-se, também, identificar que estratégias podem ser utilizadas pelos docentes no sentido de promover este novo papel do estudante na avaliação digital. A partir de uma metodologia qualitativa, foram recolhidos dados de 58 docentes que participaram em 10 focus-group criativos, uma abordagem ao focus-group na qual, para além de se envolverem em discussão sobre as suas práticas, os participantes procuraram, em grupo, desenvolver soluções de melhoria pedagógica e tecnológica nas suas práticas de avaliação digital. Como resultado da investigação, identifica-se um conjunto de recomendações para promover maior envolvimento do estudante nas estratégias de avaliação, organizado em três temas: (i) a preparação para a avaliação; (ii) a avaliação formativa; e (iii) o feedback após a submissão.

Palabras clave : Agência do estudante; Avaliação digital; Feedback; Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )