SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2¿Cómo ser un buen alumno? De los modelos escolares al punto de vista de los niñosDe la interacción a la participación: Un estudio de la experiencia de los adolescentes visitantes en la exposición “Explora” en el Pavilhão do Conhecimento, en Lisboa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

DA SILVA, Jaqueline; ALENCAR, Allana; DAS NEVES SALLES, William  y  RESENDE, Rui. O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.148-166.  Epub 15-Feb-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18801.

Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.

Palabras clave : Dança; Educação física escolar; Ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )