SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2La enseñanza de la danza en la educación física escolar: Un relato de experiencia basado en la enseñanza entrada en el alumnoEvaluar para aprender en ciencias experimentales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

MASSARANI, Luisa et al. Da interação ao engajamento: Um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição “Explora” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.167-189.  Epub 03-Nov-2021. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21557.

Neste estudo, tivemos como objetivo compreender como os adolescentes interagem e se engajam em uma exposição interativa de ciências e as experiências de aprendizagem proporcionadas pela visita. Participaram do estudo cinco grupos de adolescentes entre 14 e 17 anos, em visita, fora do contexto escolar, à exposição de longa duração “Explora”, do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa (Portugal). A investigação se caracteriza por um estudo de caso aliado a uma abordagem quanti-qualitativa. Os registros audiovisuais das visitas foram analisados com um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da experiência de visita a centros de ciências. Os resultados indicam que as interações e o engajamento estiveram presentes, principalmente em episódios em que os adolescentes interagem ativamente com a exposição, uns com os outros, e quando conversam sobre como a exposição funciona. Observa-se também que existem condições iniciais de interação, que incentivaram o engajamento cognitivo dos jovens ao apoiar a construção de significado ou a formação de algum tipo de conexão com os conteúdos abordados na exposição.

Palabras clave : Museu de ciências; Exposições interativas; Jovens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )