SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Competencias socioemocionales e inclusión: el caso de la estudiante de pregrado TétisCreencias de autoeficacia de profesores en relación con los saberes docentes para la educación inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

GOMES ALMEIDA, Wolney  y  CRUZ-SANTOS, Anabela. Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: Uma revisão sistemática da literatura. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.332-355.  Epub 02-Mar-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21270.

Este artigo tem como objetivo identificar a produção científica sobre a educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal, tendo em conta o reconhecimento das línguas de sinais/gestuais e as políticas públicas voltadas para um modelo bilíngue de educação de surdos. Portugal e Brasil apresentam semelhanças quanto ao reconhecimento das suas línguas gestuais/de sinais (LGP - Língua Gestual Portuguesa e Libras - Língua Brasileira de Sinais) e quanto à presença de normativas legais que preconizam o atendimento bilíngue aos surdos. Para identificação das produções, foi efetuada uma pesquisa nas seguintes bases de dados: DOAB, SciELO, Scopus, Web of Science e Wiley InterScience, tendo como palavras-chave de busca: educação bilíngue, surdos e surdez. Conclui-se que a baixa produção sobre o tema pode refletir o quão recente é o desenvolvimento das políticas de educação de surdos em ambos os países, bem como pode refletir a recente marca dos movimentos sociais de surdos nos processos de inclusão nos espaços educacionais ao longo de sua história. Após identificação dos trabalhos publicados, esta pesquisa mostrou-se relevante quanto à necessidade de ampliar a produção no campo da educação bilíngue para surdos, não apenas pela importância de discutir as políticas públicas no atendimento educacional, mas também por permitir a problematização das práticas docentes na educação inclusiva.

Palabras clave : Educação bilíngue; Surdos; Surdez; Revisão sistemática da literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )