SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Formación de Profesores desde Primeros Años en Modelización MatemáticaElementos Constituyentes de la Actividad de Educación Continua en Matemáticas en la Asociación Universidad-Escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

GIUSTI, Neura Maria De Rossi  y  REUWSAAT, Jutta Cornelia. Desenvolvimento Profissional de Professores Orientadores de Estudos em Educação Matemática por Formação Colaborativa. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.181-204.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20933.

O artigo tem o objetivo de evidenciar como professoras do Ensino Fundamental, no papel de orientadoras de estudos, constroem seu desenvolvimento profissional em uma formação colaborativa em serviço. Foi realizada uma investigação qualitativa alicerçada pela dinâmica investigação-ação-formação. A análise dos dados foi realizada com base no modelo de desenvolvimento profissional idealizado por Clarke e Hollingsworth, categorizando-se as mudanças dos professores nos domínios pessoal, das práticas, externo e das consequências. As orientadoras de estudos foram protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois mobilizaram um conjunto de saberes próprios que, explícita e implicitamente, geraram mudanças em si mesmas e nos demais professores. As participantes foram mobilizadas, no decorrer da formação, para a perspectiva de transformação. Caso a transformação se estenda ao longo de práticas educativas futuras, é porque as mudanças foram profundas.

Palabras clave : educação matemática; desenvolvimento profissional; formação colaborativa; anos iniciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )