SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Intervención del Enfermero Especialista en Rehabilitación en la movilidad de la persona idosa institucionalizada - Programa TEIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

GARCIA, Sérgio et al. Impacto de um treino propriocetivo na capacidade funcional dos idosos. RPER [online]. 2019, vol.2, n.1, pp.102-107. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.12.4560.

Introdução:

O envelhecimento humano acarreta uma diminuição da capacidade funcional dos idosos, sendo o exercício físico fundamental para a melhorar.

Objetivo:

Avaliar os efeitos de um programa de Enfermagem de Reabilitação de treino propriocetivo na capacidade funcional num grupo de idosos.

Método:

Estudo quasi-experimental com avaliação antes e após intervenção. A amostra é constituída por 24 idosos distribuídos pelo grupo de intervenção (n=12) e grupo de controlo (12). O programa de intervenção incluiu 24 sessões ao longo de 12 semanas de implementação. Foram utilizados como instrumentos de medida o teste de equilíbrio unipodal, o Índice de Tinetti para equilíbrio e marcha e aptidão física pela bateria de testes de Rikli & Jones.

Resultados:

No grupo de intervenção houve evolução positiva relativamente a todas as variáveis avaliadas, com diferenças estatisticamente significativas nos dois momentos de avaliação. No grupo de controlo não se verificaram alterações com significado estatístico.

Conclusão:

Este programa de treino propriocetivo demonstrou ganhos na capacidade funcional dos idosos.

Palabras clave : enfermagem de reabilitação; proprioceção; envelhecimento; capacidade funcional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )