SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 suppl.1Ejercicio físico en el paciente con enfermedad renal crónica etapa 5 sometido a hemodiálisis: estudio casoMantener la movilidad en las articulaciones en los enfermos críticos: estudio de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

CHINA, Marco Fernando Neves et al. Cinesiterapia Respiratória no doente crítico com COVID-19: A intervenção do Enfermeiro de Reabilitação - Estudo de caso. RPER [online]. 2020, vol.3, suppl.1, pp.58-64.  Epub 05-Ene-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s2.8.5796.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo: descrever as intervenções do enfermeiro de reabilitação em termos de Cinesiterapia Respiratória na pessoa com COVID-19, com ventilação mecânica e em oxigenação extra-corpórea por membrana, analisando a resposta em termos de parâmetros gasométricos e ventilatórios antes e após cada sessão.

Método:

Estudo de caso de uma pessoa com 63 anos, com antecedentes de obesidade e hipertensão arterial. Realizou-se colheita de dados retrospetiva de processo clínico, referente a um período de internamento em UCI de 38 dias.

Resultados:

As técnicas mais utilizadas na Cinesiterapia Respiratória foram a aspiração de secreções em circuito fechado, vibrações, descompressão brusca, aberturas costais seletivas, expiração manual forçada, ventilação dirigida e in-exsuflador mecânico. Na globalidade das sessões, verificou-se uma melhoria nos volumes inspiratórios e expiratórios, assim como melhoria na compliance estática. Começou a usar-se o in-exsuflador mecânico ao fim de uma semana de internamento, depois de se esgotarem todas as intervenções possíveis, sendo que todos osoutcomesapresentaram melhorias globais, sem eventos de adversos.

Conclusão:

A implementação de intervenções de cinesiterapia respiratória estruturadas e individualizadas, podem contribuir significativamente na recuperação da pessoa em situação crítica, tendo-se usado com eficácia técnicas que não estavam descritas para casos COVID- 19.

Palabras clave : Cinesiterapia Respiratória; COVID-19; ventilação mecânica; Enfermeiro Reabilitação; ECMO-VV; in-exsuflador mecânico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués