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Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação
versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023
Resumen
CARVALHO, Ana Maria Dos Santos; PEREIRA, Claúdia Sofia Clemente; RIBEIRO, Catarina y MARQUES, Goreti. Educação postural em crianças em idade escolar: revisão integrativa da literatura. RPER [online]. 2020, vol.3, suppl.2, pp.61-67. Epub 05-Ene-2022. ISSN 2184-965X. https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n2.9.5812.
Enquadramento:
A educação postural é essencial para promover uma postura corporal adequada e prevenir a adoção de posturas incorretas, das quais podem resultar dor e lesões musculosqueléticas (1,2,3,4,5). A implementação de programas a nível escolar tem uma forte influência na saúde e na qualidade de vida das crianças(6,7).
Objetivo:
Analisar a evidência existente relativa aos programas de educação postural implementados a nível escolar.
Metodologia:
Através da realização de uma revisão integrativa da literatura, utilizou-se a metodologia PEO (participantes, exposição e resultados). A colheita de dados foi realizada em abril de 2020, nas bases de dados CINAHL e PubMed.
Resultados:
A análise dos artigos incluídos permitiu identificar que os programas de educação postural apresentam benefícios ao nível do conhecimento, dos parâmetros posturais estáticos e dinâmicos, da redução do peso das mochilas, do nível de dor musculosquelética e do desalinhamento do ombro.
Conclusão:
A evidência demonstra que a implementação de programas de educação postural, a nível escolar, tem resultados positivos na promoção da saúde das crianças.
Palabras clave : postura; serviços de saúde escolar; criança; enfermagem de reabilitação.