SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número120Mapeo de la dinámica del desempleo: impactos de la covid-19 en Portugal continental.Impactos del clima futuro en los servicios ecosistémicos del agua en la cuenca del río Homem (noroeste de Portugal). índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

MOURA, Andreia Filipa Antunes; MIRA, Maria do Rosário Campos  y  FERREIRA, Ana Cristina Graça. (Re)centrar os negócios nos destinos: a perspectiva dos empreendedores do turismo no centro de Portugal após a COVID-19. Finisterra [online]. 2022, n.120, pp.87-107.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis26854.

Após a COVID-19, os agentes locais e regionais necessitam criar condições que lhes permitam afirmar-se face a um clima de insegurança. A pandemia desencadeou novos paradigmas de competitividade, que impulsionam os vários agentes ligados aos destinos turísticos a estimularem a atividade empresarial, apoiando a sua viabilidade económica. A questão-chave centra-se, não apenas em atrair turistas, mas em cativar residentes e negócios. Atrair negócios inovadores passa por conhecer as motivações dos empreendedores e os atributos que estes valorizam nos destinos turísticos, que os impele a investir. Para responder a este objetivo, desenvolveu-se um estudo transversal, de natureza exploratória, através de um inquérito por questionário autoadministrado, dirigido aos empreendedores da Região Centro de Portugal. Os dados foram recolhidos entre janeiro e maio de 2021, obtendo-se 138 respostas. O questionário construído para este efeito foi submetido a análises de confiabilidade e validações por meio de análise de componentes principais (ACP). Foram analisadas as matrizes de variância e covariância (MANOVA), visando testar diferenças nas respostas entre grupos. Os resultados sugerem que os “Recursos” e a “Marca Territorial” são determinantes no investimento em novos negócios ou no desenvolvimento dos já existentes. Para além disso, afiguram-se como condições que influenciam a iniciativa empreendedora a consonância entre os objetivos do empreendedor e as caraterísticas do território, particularmente, a ligação entre este e a identidade da região.

Palabras clave : Atributos dos destinos turísticos; COVID-19; empreendedorismo; motivações do empreendedor; negócios turísticos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )