SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número125Propuestas para la construcción de un razonamiento geográfico: una búsqueda de geografía escolar en BrasilRevelación de las regiones envejecidas a través de patrones espaciales: evidencia de Turquía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

KANATE, Mohamed. A fragmentação do mercado de tazibouho-université (daloa, costa do marfim): uma reinvenção da conveniência através da informalidade. Finisterra [online]. 2024, n.125, pp.89-103.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis34642.

Os mercados são importantes para os decisores públicos da Costa do Marfim, que estão a construir mercados comunais. A comuna de Daloa insere-se neste contexto e, para além do seu mercado central, cada um dos seus bairros dispõe de um mercado secundário. No entanto, apesar da sua presença, o bairro de Tazibouho-Université possui mercados individuais que se distribuem em zonas densamente povoadas. Esta dispersão, com áreas de influência reduzidas, é contrária ao princípio da evolução dos mercados. A fragmentação dos mercados reduz os bens e serviços comercializados, embora esteja em voga no bairro de Tazibouho-Université. Este artigo propõe-se analisar as razões desta situação, que é contrária à dinâmica natural dos mercados. Para o efeito, foi efetuada uma revisão da literatura sobre os mercados. Seguiu-se um inquérito no terreno a comerciantes, clientes e fornecedores. Além disso, foi utilizado um sistema de informação geográfica para estabelecer causalidades e ligações entre atores e serviços. Isto permitiu mostrar que este mercado nasceu da convergência da estrutura social e do sistema espacial do bairro, levando os seus comerciantes a ter como clientes os residentes locais e como fornecedores outros mercados e agricultores da periferia. Além disso, a sua expansão deve-se ao estatuto socioprofissional dos funcionários públicos locais, cujo comportamento aquisitivo é moldado pelas estratégias de proximidade dos comerciantes.

Palabras clave : Bairro de Tazibouo-Université; mercado; conveniência; sector informal; distância saudável.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )