Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999
As famílias na comunidade educativa
Isaura Pedro(*)
RESUMO
A importância do domínio das relações interpessoais no contexto educativo, leva-nos a equacionar a natureza do relacionamento estabelecido entre a escola e as famílias, bem como o seu impacto, no processo de escolarização dos jovens.
A abordagem desta interacção faz-se a partir da apreensão das representações e processos de categorização construídos pelos diferentes sujeitos nos seus grupos sociais, enquanto dimensão interpessoal e intergrupal.
Problematiza-se ainda o processo de desenvolvimento e construção desta relação, nomeadamente em função da necessidade de reconhecimento por parte das famílias, das estratégias desenvolvidas pela escola no sentido de os envolver e no estabelecimento de um processo de confiança mútuo.
Palavras-chave: Parceria escola/família, aprendizagem, categorização social.
ABSTRACT
The importance of the interpersonal relationships in educational contexts, leads some questionning about the nature of families and schools relationships, and about its influence in the school achievements of young people.
The approach of this interaction is done throught the assessement of the representations and categorization processes, elaborated by the individuals within their different social groups.
We also question the development process of this interaction, namely the need of explicit recognition from the families about the school efforts involving parents and enhancing strong relationships.
Key words: Home-school partnership, learning, social categorization.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Abric, J.-C. (1987). Coopération, compétition et représentation sociales. Fribourg: Ed. DelVal. [ Links ]
Alexander, T. (1996). Learning begins at home: implications for a learning society. In J. Bastiani, & S. Wolfendale (Eds.), Home-school work in Britain (pp. 15-27). London: David Fulton Publishers.
Bastiani, J. (1996). Home-school liaison: the mainstreaming of good ideas and effective practice. In J. Bastiani, & S. Wolfendale (Eds.), Home-school work in Britain (pp. 58-69). London: David Fulton Publishers.
Davies, D. et al. (1989). As escolas e as famílias em Portugal: Realidade e perspectivas. Lisboa: Livros Horizonte.
Doray, M. F., Rogovas-Chauveau, E. (1989). Enseignants et parents: Changement de perspective. In G. Chauveau, & L. Duro-Courdesses (Dir.), Écoles et quartiers, des dynamiques éducatives locales (pp. 79-82). Paris: Ed. L’Harmattan.
Epstein, J. (1995). School/Family/Community Partnerships: Caring for the children we share. Phi Delta Kappan, 76, 701-712.
Gilly, M. (1989). Les représentations sociales dans le champ éducatif. In D. Jodelet (Dir.), Les représentations sociales (pp. 363-386). Paris: PUF.
Hewstone, M., Macrae, N., & Pendry, L. (1994). Réflexions sur autrui: une approche sociocognitive. In S. Moscovici (Ed.), Psychologie sociale des relations des relations à autrui (pp. 181-207). Paris: Ed. Nathan.
Jodelet, D. (1989). Représentations sociales: un domaine en expansion. In D. Jodelet (Dir.), Les représentations sociales (pp. 31-61). Paris: PUF.
Mollo-Bouvier, S. (1986). La sélection implicite à l’école. Paris: PUF.
Montandon, C. (1987). L’essor des relations familleecole: problemes et perspectives. In C. Montandon, & P. Perrenoud (Eds.), Entre parents et enseignants: Un dialogue impossible? (pp. 23-47). Berne: Ed. Peter Lang.
Moscovici, S. (1984). The phenomenon of social representations. In R. Farr, & S. Moscovici (Eds.), Social representations (pp. 3-70). Cambridge: Cambridge University Press.
OECD (1997). Parents as partners in schooling. Paris: Organisation for economic cooperation and development.
Pedro, I. (1991). Les instituteurs et leur représentation des autres adultes intervenant dans le milieu scolaire. Memoire de D.E.A., Université de Provence.
Pedro, I., & Mata, L. (1998). Jardim de infância/família, que relação?. In M. Alves Martins (Ed.), Actas do X Colóquio Psicologia e Educação (pp. 101-114). Lisboa: ISPA.
Perrenoud, P. (1987). Le go-between: entre sa famille et l’ecole, l’enfant messager et message. In C. Montandon, & P. Perrenoud (Eds.), Entre parents et enseignants: Un dialogue impossible? (pp. 49-87). Berne: Ed. Peter Lang.
Smith, T. (1990). Parents and pre-school education. In J. Entwistle (Ed.), Handbook of educational ideas and practices (pp. 360-373). London: Routledge.
Tizard, B. & Hughes, M. (1984). Young children learning: talking and thinking at home and at school. London: Fontana.
(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da UIPCDE.