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Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020
Resumen
FIALHO, Margarida y AGUIAR, Cecília. Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.101-115. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap1198.
A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
Palabras clave : Competência social; Estratégias sociais; Problemas de comportamento; Pré-escolar.