Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020
Resumen
ALMEIDA-ROCHA, Teresa; PEIXOTO, Francisco y JESUS, Saúl Neves. Desenvolvimento estético em crianças, adolescentes e adultos jovens. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.1, pp.1-13. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1657.
Este artigo foca-se no desenvolvimento estético de crianças, adolescentes e adultos jovens, a um nível teórico e empírico. As teorias mais relevantes no domínio do desenvolvimento estético são mencionadas. O principal objetivo do estudo foi testar a teoria de Parsons, de maneira empírica e precisa, caracterizando como a apreciação estética é desenvolvida. Em termos dos principais pressupostos metodológicos, existem duas posições teóricas na pesquisa atual sobre desenvolvimento estético, as de Housen e Parsons. A abordagem de Parsons demonstrou ser mais eficaz quando adaptada a faixas etárias mais jovens (crianças). A pesquisa empírica realizada neste artigo utilizou a sua entrevista para entender o nível de desenvolvimento estético de 100 participantes, divididos em 5 faixas etárias (de 4-5 anos a 18-20 anos). Os resultados dessas entrevistas individuais suportam a ideia de que a estética se desenvolve naturalmente e se correlaciona positivamente com a idade. Além das descobertas sobre o desenvolvimento estético, os dados confirmam a ideia de descentração progressiva, sublinhada na afirmação de Parsons de que os estágios estéticos dependem “da nossa capacidade crescente de assumir os pontos de vista dos outros”.
Palabras clave : Artes; Desenvolvimento estético; Experiência estética; Psicologia do desenvolvimento; Pintura.