Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020
Resumen
ARAUJO, Maria Leonor; MARUJO, Helena Águeda; LOPES, Miguel Pereira y PEREIRA, Paulo Almeida. A influência da compaixão organizacional na moldagem do trabalho: Um recurso motivacional facilitador?. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.49-63. Epub 30-Jun-2022. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1788.
Este estudo teve como objectivo analisar a relação entre a percepção da compaixão no trabalho (consciência, empatia, avaliação, tipo de resposta) e as “acções e características organizacionais” compassivas na moldagem do trabalho (aumento dos recursos laborais estruturais, aumento dos recursos laborais sociais; aumento de exigências laborais desafiantes, redução de exigências laborais incómodas). Foram recolhidos dados quantitativos a partir de 231 profissionais de diferentes sectores económicos. Os resultados indicaram que apenas as dimensões do processo compassivo “avaliação” e “tipo de resposta”, bem como as “características organizacionais” compassivas influenciaram de forma positiva o “aumento dos recursos laborais estruturais”, “aumento dos recursos laborais sociais” e “aumento das exigências laborais desafiantes”. Não se verificou relação negativa entre as dimensões do processo de compaixão e as “características e ações organizacionais” compassivas na “redução de exigências laborais incómodas”. Conclui-se com uma reflexão sobre os mecanismos através dos quais a compaixão no trabalho poderá ter efeitos positivos nos processos de moldagem do trabalho.
Palabras clave : Compaixão no trabalho; Ações organizacionais compassivas; Caraterísticas organizacionais compassivas; Moldagem do trabalho..