Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020
Resumen
MAGALHAES, Miguel Côrte-Real; JORDAO, Filomena y COSTA, Patrício. O papel mediador das condições de trabalho percebidas e da liderança de segurança na relação entre a cultura de segurança e o desempenho em segurança: Um estudo de caso numa construtora portuguesa. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.81-99. Epub 30-Jun-2022. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1899.
Os acidentes de trabalho no setor da construção constituem uma preocupação séria, com custos ao nível individual e social. Com base num questionário aplicado a uma amostra de conveniência com 320 trabalhadores de uma construtora portuguesa, desenvolvemos e testámos dois modelos para estudar, do ponto de vista dos trabalhadores, o papel mediador das condições de trabalho e da liderança de segurança, na relação entre a cultura de segurança e o desempenho em segurança. A análise baseada nos modelos de equações estruturais mostrou que a cultura de segurança foi sempre predominante na predição do desempenho em segurança e que as condições de trabalho mediaram essa relação, mas a liderança de segurança não mediou essa relação. Estes resultados enfatizaram a importância dos papéis da cultura de segurança, das condições de trabalho, e da liderança de segurança, na predição do desempenho em segurança e na prevenção de acidentes de trabalho na construtora. Poderão, ainda, contribuir para ajudar a compreender o que está a acontecer em outras empresas do sector da construção, em Portugal, e a identificar áreas problemáticas que necessitem de ser abordadas.
Palabras clave : Cultura de segurança; Desempenho em segurança; Condições de trabalho; Liderança de segurança; Modelo de mediação..