SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Adubação fosfatada na produtividade e qualidade de raízes tuberosas de cultivares de mandioca na savana amazônica, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

AYRES, Gypson D. J.; NASCIMENTO, José W. B. do  y  MASCARENHAS*, Nágela M. H.. Rompimento de arcos coesivos em silos verticais com emprego de pneumaticos: Uma revisão bibliográfica. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.4, pp.42-54.  Epub 28-Sep-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.18390.

A revisão visa avaliar uma técnica para solucionar a formação de arcos coesivos em silos verticais responsáveis pela obstrução do fluxo do material armazenado nos silos no processo de descarga, demonstrando que a utilização de ventilação de pneumático lateral é eficiente para a desobstrução de fluxo. A metodologia propõe a construção de um modelo reduzido de um silo, em função da viabilidade econômica do projeto e da funcionalidade. Parte-se de um percurso pela literatura referente a uma perspectiva histórica dos silos e contribuição sobre o fluxo dos produtos armazenados em silos, sobre as propriedades físicas de produtos armazenados, contribuição sobre a tremonha como parte influente para o estudo do escoamento do produto ensilado, tempo de armazenagem do produto como fator que favorece a formação de arcos coesivos, algumas diretrizes sobre o uso de modelos reduzidos em pesquisas, a possibilidade de um modelo com automação, e o uso de sensores de nível em silos. A maioria dos silos existentes no mundo não apresenta condições ideais de operação, seus projetos ainda são complexos e, muitas vezes, rodeados de incertezas.

Palabras clave : coesão; tensão normal; tensão cisalhante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )