SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Caracterización del fósforo edáfico por espectroscopía de 31 P-RMN en suelos calcáreos bajo diferentes sistemas de usoMovilidad en campo del herbicida bispyribac-sodio sobre distintos sistemas de laboreo en el cultivo del arroz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018Xversión On-line ISSN 2183-041X

Resumen

PIRES, Carolina; PONTE, Haroldo; RIBEIRO, Alexandra  y  PONTE, Maria José. Remoção de lântanio e neodímio a partir de solos empregando o processo eletrodialítico. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.521-530.  Epub 01-Dic-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28505.

Os elementos de terras raras são matérias-primas essenciais para o desenvolvimento da sociedade. A produção dessas espécies ocorre maioritariamente pelo processo hidrometalúrgico e por adsorção por argilas. Contudo, esses métodos de produção resultam em grandes impactos ambientais, além do elevado consumo energético. Neste sentido, a busca por tecnologias verdes para extração desses elementos torna-se imprescindível. A eletromineração é uma técnica que utiliza o processo eletrocinético, assistido por eletrólitos “verdes”, para remoção de espécies metálicas de solos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes eletrólitos na remoção de lantânio e neodímio de solos, utilizando o processo electrocinético. Para isso, foram realizadas duas experiências variando o electrólito, a primeira com ácido cítrico e a segunda com ácido oxálico, ambos na concentração de 0.10 mol L-1. As eletrominerações foram conduzidas com uma intensidade de campo elétrico de 1.0 V cm-1 durante 240 h, usando 300 g de solo. Os resultados indicaram que a maior remoção ocorreu quando o ácido cítrico foi usado como eletrólito, apresentando uma extração de 63,2% para o lantânio e de 34,7% para o neodímio, com consumo elétrico de 12.6 W h. Assim, a técnica de eletromineração mostrou-se viável para a remoção de elementos de terras raras do solo, com baixo consumo energético.

Palabras clave : terras raras; eletromineração; ácidos orgânicos; remoção eco-friendly.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )