SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Viabilidad de producir cdr de una instalación tmb - características técnicas y económicasLos medios de prueba en los procesos penales. El trabajo social forense y la prueba testimonial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

MORAIS, Nídia Salomé  y  FIGUEIREDO, Sandra. Das redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.389-398.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272.

Introdução:

Nos últimos anos, a importância das redes sociais na comunicação das marcas alterou por completo o Marketing. As empresas descobriram que os seus consumidores estão online e consequentemente a sua presença nas redes sociais é obrigatória. No entanto, a dinâmica no meio digital obriga a uma constante adaptação e aperfeiçoamento das estratégias de comunicação nas redes sociais, consoante o feedback do público-alvo. O engagement é uma das métricas mais importantes para a gestão de redes sociais e o conhecimento sobre os fatores que influenciam o engagement em marcas de bebidas alcoólicas é muito reduzido.

Objetivos:

Neste contexto, é importante determinar quais as melhores formas de utilizar as redes sociais para aumentar o engagement junto do público e perceber quais as diferenças existentes entre as distintas redes sociais. Desta forma, observou-se a comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas muito ativas no Facebook e Instagram em Portugal.

Métodos:

Metodologicamente trata-se de um estudo de caso, tendo-se usado métodos qualitativos e quantitativos que permitiram a observação da comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas (Licor Beirão, Super Bock e Sagres) nas redes sociais.

Resultados:

Com base nos resultados obtidos foi possível averiguar quais os fatores que influenciam o engagement. Alguns fatores como o nível de vivacidade e tipo de conteúdo mostraram influência distinta no Facebook e Instagram. Outras variáveis como a frequência das publicações, nível de interatividade, comentários positivos e respostas aos fãs tiveram resultados semelhantes no engagement das duas plataformas.

Conclusões:

O estudo mostra como os Instagram e os Facebook destas marcas de bebidas alcoólicas podem ser utilizados de forma distintas para potenciar o engagement junto do público-alvo e foi possível identificar algumas pistas para a criação de estratégias de comunicação mais eficazes nestas duas redes sociais.

Palabras clave : engagement; facebook; Instagram; social media; marketing.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )