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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X
Resumen
SANTOS, Leonor Almeida; MENESES, Rute; COUTO, Germano y SANTOS, Cristina Costa. Formação e-learning em competências de comunicação em estudantes de fisioterapia: estudo quasi-experimental. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.111-121. Epub 29-Jul-2022. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0210e.26913.
Introdução:
O processo terapêutico requer do fisioterapeuta competências para além das do domínio técnico. As competências de comunicação clínica/em saúde, comprovadamente em contínuo desenvolvimento desde a fase inicial de formação, determinam a importância do seu ensino pré-graduado.
Objetivo:
Avaliar a eficácia de um programa de treino de competências de comunicação clínica/em saúde para alunos de fisioterapia.
Métodos:
Estudo Quasi-experimental. Participaram 34 alunos de fisioterapia da Escola Superior de Saúde- Fernando Pessoa. Aplicação das escalas Índice de Reatividade Interpessoal (IRI) e Patient-Practioner Orientation Scale (PPOS) pré e pós intervenção; formação e-learning, estruturada em oito módulos em sessões assíncronas e síncronas, num total de 16 horas.
Resultados:
Verificou-se um aumento estatisticamente significativo na componente Sharing da PPOS nas participantes do sexo feminino. Constatou-se uma diminuição no total do IRI, com aumento da empatia cognitiva e empatia afectiva, bem como um aumento no total da PPOS e em ambas as subescalas (Sharing e Caring), embora sem significância estatística. A utilização da plataforma Moodle® foi considerada “facilíssima” por 79% dos participantes e 50% considerou que o formato online facilitou “totalmente” a aprendizagem.
Conclusão:
É premente a procura de alternativas que permitam evitar o decréscimo da comunicação empática. A dificuldade das componentes práticas, sugere que um modelo misto, em formato b-learning, poderá ser uma opção ao e-learning no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde em estudantes de fisioterapia.
Palabras clave : comunicação em saúde; fisioterapia; ensino superior; cuidado centrado no paciente; empatia.