SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP12Significados atribuidos por los adolescentes con enfermedades crónicas a su estado de salud: revisión de evidencia cualitativaInstrumentos para la evaluación en víctimas prehospitalarias de accidentes cerebrovasculares: una revisión scoping índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

FONTELLA, Lígia et al. Documentário sobre a golden hour: tecnologia instrucional para a qualificação do cuidado materno-infantil. Mill [online]. 2023, n.esp12, e30842.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212e.30842.

Introdução:

A Golden Hour da vida neonatal destaca, à semelhança da primeira hora de manejo do trauma em adultos, a relevância do vínculo materno-infantil nos primeiros 60 minutos de vida pós-natal.

Objetivo:

Descrever o processo de construção e validação de uma tecnologia instrucional sobre a Golden hour, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário.

Métodos:

Trata-se de estudo de desenvolvimento tecnológico, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário, conduzido entre março e outubro de 2021, em duas etapas: produção do documentário e validação de conteúdo e de aparência da produção audiovisual.

Resultados:

Participaram do processo de validação, 21 especialistas que, após apreciarem o documentário na íntegra, responderam a um instrumento organizado em 15 itens e três categorias: Objetivos, estrutura/aparência e relevância. Os itens relacionados à estrutura/aparência foram os que apresentaram maior número de sugestões. O documentário foi aprovado com índice de validade acima de 80% e intitulado: “Hora Ouro: semente de esperança”.

Conclusão:

O documentário validado a partir de seus objetivos, estrutura/aparência e relevância foi considerado um recurso educativo promissor tanto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da área da saúde, quanto no processo de educação permanente em saúde. A sua estrutura/aparência é capaz de induzir à reflexão crítica e fomentar a ressignificação da prática profissional.

Palabras clave : pesquisa em enfermagem; estudos de validação; período pós-parto; aleitamento materno; tecnologia instrucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )