Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
GOMES, Cândido Alberto et al. Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2013, n.71, pp.39-59. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/SPP2012712335.
O trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da “pedagogia bancária”, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico. O rumo proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX.
Palabras clave : violência escolar; formação de educadores; sociologia da escola; gestão escolar; grupos de iguais.