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Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
ARCE-GARCIA, Sergio y SAID-HUNG, Elias. Astroturfing e debate político espanhol nas redes sociais: um estudo de caso. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.100, pp.107-124. Epub 18-Feb-2023. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/spp202210025549.
O objetivo do trabalho é estimar a utilização do astroturfing, como estratégia para promover debates políticos em Espanha, por meio do Twitter. Um total de 89.528 twits associados ao debate gerado em torno das férias do primeiro vice-presidente e da ministra da igualdade do governo da Espanha, Pablo Iglesias e Irene Montero, são coletados e analisados entre 14 e 20 de agosto de 2020. O caso estudado permite ver um cenário político não eleitoral onde mensagens baseadas em astroturfing e nanoinfluenciadores são expostas, capazes de distribuir, amplificar e inundar redes sociais, como o Twitter, com conteúdo desinformativo e confrontacional.
Palabras clave : redes sociais; debate político; manipulação; astroturfing..