SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número3Satisfacción de las embarazadas con la atención de las enfermeras obstétricas durante la pandemia de COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

STARITZKY, Tatiana Casado de et al. Loyola Generativity Scale e Generative Behavior Checklist: Um estudo psicométrico com idosos espanhóis LGBT+. Rev. Enf. Ref. [online]. 2024, vol.serVI, n.3, e31274.  Epub 14-Mayo-2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.64.31274.

Enquadramento:

A generatividade tem sido associada à resiliência e à satisfação com a vida na velhice, incluindo entre a população lésbica, gay, bissexual e transgénero (LGBT+) mais velha.

Objetivo:

Analisar as propriedades psicométricas da Loyola Generativity Scale (LGS) e da Generative Behavior Checklist (GBC) para idosos espanhóis LGBT + (com mais de 50 anos).

Metodologia:

Foi realizado um estudo psicométrico com 141 idosos espanhóis LGBT+ com o objetivo de examinar a validade de construto (análise fatorial exploratória), a validade convergente e a fiabilidade (consistência interna) da LGS e da GBC.

Resultados:

Os métodos de análise paralela e a análise fatorial exploratória sugeriram um modelo de dois fatores para ambos os instrumentos com boa adequação da amostra. A LGS explicou 45,1% da variância e apresentou uma consistência interna de 0,78. O GBC explicou 41,76% da variância e apresentou uma consistência interna de 0,879. Foi encontrada uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a satisfação com a vida e as escalas generativas. Foi também observada uma correlação positiva e significativa (rs = 0,310) entre os dois instrumentos.

Conclusão:

Ambos os instrumentos demonstraram ser válidos e fiáveis para medir a generatividade em idosos espanhóis LGBT+.

Palabras clave : pessoas LGBT; pessoa idosa; generatividade; estudo de validação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )