SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Applying data warehousing technology to support planning and control on mass transit companies índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Investigação Operacional

versión impresa ISSN 0874-5161

Resumen

MATOS, Manuel; LOPES, Carla Teixeira; NUNES, Sérgio  y  VENANCIO, Isabel. Reflexões sobre os rankings do secundário. Inv. Op. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp.1-21. ISSN 0874-5161.

A publicação de rankings das escolas secundárias, iniciada em 2001, teve um impacto apreciável a vários níveis, suscitando uma série de comentários e especulações nos diversos meios de comunicação social e influindo realmente nas decisões (ou pelo menos aspirações) de muitas pessoas. Beneficiando da disponibilidade de cinco anos de dados, e da possibilidade de comparar os rankings respectivos, o nosso exercício de análise de dados procurou verificar a posteriori até que ponto a hipótese implícita na utilização entusiástica dos rankings é razoável. Ou seja, serão os rankings um indicador fiável da qualidade, ou da eficácia, das escolas? A conclusão geral do exercício aponta para a necessidade de não sobrevalorizar os rankings baseados em exames, sem deixar de os considerar uma peça de informação útil, para as escolas se situarem e para se compararem coisas comparáveis. Por outro lado, sendo evidente o interesse social por este tipo de ordenações, valerá a pena investir na identificação dos factores de caracterização da qualidade que poderão ser utilizados para complementar a informação dos exames, com o cuidado de privilegiar aspectos compreensíveis, objectivos e acessíveis.

Palabras clave : Rankings; Ensino secundário; Análise de dados; Decisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )