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Psicologia, Saúde & Doenças
versión impresa ISSN 1645-0086
Resumen
GASPAR, Tania et al. Ecossistemas dos ambientes de aprendizagem saudáveis: instrumento de avaliação ea2s. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.537-549. Epub 31-Oct-2023. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/23psd240210.
Instituições de Ensino contribuem para o bem-estar, saúde e desempenho dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo o estudo de validação de um instrumento de avaliação dos ambientes de aprendizagem. O estudo do instrumento Ecossistemas dos Ambientes de Aprendizagem Saudáveis (EA2S) envolveu 521 estudantes, 359 (69,4%) do sexo feminino. Relativamente à idade dos estudantes, 26,2% possui até 19 anos (n=127), 64,3% entre 20 e 30 anos (n=311), 4,1% entre 31 e 40 anos (n=20) e 5,4% 41 ou mais anos (n=26). O Instrumento EA2S é constituído por um total de 62 itens organizados em 9 dimensões. O estudo psicométrico revelou resultados coerentes em termos conceptuais e de robustez ao nível da consistência interna e modelos adequados resultante da análise fatorial confirmatória das escalas, foram identificadas diferenças de sexo e idade na avaliação dos ambientes de aprendizagem. Considera-se o instrumento EA2S e as respetivas escalas um instrumento que vem responder a uma necessidade das instituições de ensino para avaliar o ambiente de aprendizagem saudável numa perspetiva ecológica e permite a monitorização de medidas de promoção da saúde e prevenção dos riscos com o objetivo central de melhorar o bem-estar e saúde dos estudantes.
Palabras clave : Ambiente de aprendizagem saudável; Ensino superior; Bem-estar; Avaliação; Qualidade de vida.