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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 1645-4464
Resumen
WALTER, Silvana; NETO, Pedro; PRADO, Paulo y TONTINI, Gérson. Percepção da qualidade de ensino em uma instituição pública de Ensino Superior: Um estudo multimétodos. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2011, vol.10, n.3, pp.48-59. ISSN 1645-4464.
Este estudo objetivou analisar, de maneira não-linear, a percepção dos alunos de um curso de Administração sobre a qualidade do ensino. Empregaram-se multimétodos, realizando a coleta de dados por meio de um método qualitativo (grupos de foco) e de um quantitativo (questionário), bem como utilizando, para a análise dos dados, análise de conteúdo e um método inovador que, desenvolvido neste estudo, combina aspectos da Análise da Penalidade e Recompensa (PRC) e regressão logística binária. Os resultados indicaram que influenciam a percepção da qualidade de ensino as seguintes dimensões: atendimento dos funcionários e grade curricular, consideradas obrigatórias (com desempenho abaixo da média afetam negativamente); imagem, qualificação dos professores e aprendizagem percebida, consideradas unidimensionais (afetam proporcionalmente o desempenho, positiva e negativamente); e flexibilidade da grade e atividades complementares, consideradas atrativas (com desempenho acima da média afetam positivamente). Esta pesquisa pode contribuir para futuros estudos por meio do método de análise desenvolvido e por identificar o impacto não-linear de dimensões na percepção da qualidade de ensino.
Palabras clave : Qualidade de Ensino Superior; Abordagem Não-Linear; Multimétodos.