Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 1645-4464
Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.12 no.4 Lisboa dic. 2013
EDITORIAL
Editorial
Luís Antero RetoI; Bianor Scelza CavalcantiII
IDiretor em Portugal. E-mail: luis.reto@iscte.pt
IIDiretor no Brasil. E-mail: bianor@fgv.br
O setor público é hoje um dos temas centrais na disciplina da Administração em virtude da crise que afeta diversas economias fruto do crescimento do endividamento público, ou mesmo de situações de sobre-endividamento, e das exigências crescentes de qualidade nos serviços que presta e nos bens públicos que fornece aos cidadãos.
É muito forte a tentação de «importar» para a Administração Pública conceitos e soluções oriundas da gestão empresarial, pelo que se torna crítica a investigação sobre as melhores práticas.
O movimento de «reinvenção da governação» pública iniciado nos anos 1980, nos EUA, contribuiu para uma preocupação inovadora sobre os conceitos e práticas na Administração Pública, mas foi, em muitos casos, desvirtuado com base na ideia de que o Estado é governável como as empresas e que os cidadãos são meros clientes.
Nesta edição publicamos uma análise comparativa pioneira entre 21 organizações do setor público do Brasil e de Portugal, em que os autores da investigação identificam 24 boas práticas.
A atenção aos estudos de setores importantes das economias do Brasil e de Portugal e de casos tem sido uma constante nas publicações da revista e, nesta edição, destacamos dois trabalhos sobre dois setores portugueses o da indústria do calçado, em que Portugal é líder mundial, abordando a sua internacionalização, e o do setor vitivinícola que tem estado em profunda mudança e projeção externa.
O caso que se publica nesta edição chama a atenção para a necessidade de repensar a lógica de avaliação do desempenho individual a partir de um estudo empírico do Banco Brasileiro de Desenvolvimento.
Finalmente, um tema do momento, o das redes sociais e do capital social no marketing de relacionamento, chama a atenção para a emergência de um novo paradigma.
A todos os leitores desejamos um bom ano de 2014.