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Revista Lusófona de Educação
versión impresa ISSN 1645-7250
Resumen
COIMBRA, Maria de Nazaré Castro Trigo; MARQUES, Anabela Teixeira y MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira. Formação e supervisão: o que move os professores?. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.31-46. ISSN 1645-7250.
A finalidade deste estudo é identificar que professores frequentam o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão. Interessa determinar o perfil desses professores, averiguar as suas percepções da supervisão, verificar o que os motiva a investirem na formação contínua e no desenvolvimento profissional e quais são os seus interesses, ao iniciar um segundo ciclo de estudos. Em contexto de formação especializada, foi concretizado um estudo de caso numa Universidade Portuguesa, com aplicação de metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que os professores mais motivados, convencidos da utilidade do seu trabalho, procuram, na concretização de um segundo ciclo de estudos no Ensino Superior, uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. Interessa-lhes o aperfeiçoamento da praxis em interligação com theoretical inputs, através de uma reflexão estruturada, actualização científico-pedagógica, investigação em acção e consequente melhoria das práticas. O estudo evidencia o imperativo da formação docente para uma supervisão formativa e democrática, enquanto factor de mudança do processo educativo e da escola, entendida como comunidade supervisiva aprendente.
Palabras clave : ensino superior; formação; supervisão; identidade; desenvolvimento profissional.