Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versión impresa ISSN 1645-9911
Resumen
LOUREIRO, Paula y CARDOSO, Carlos Cabral. O género e os estereótipos na gestão. Tékhne [online]. 2008, n.10, pp.221-238. ISSN 1645-9911.
Este estudo procura abordar o fenómeno da discriminação das mulheres na gestão, analisando o impacto que as características de género e os estereótipos sexuais exercem quer sobre as suas vidas profissionais quer sobre as políticas e práticas da maioria das organizações. Se, por um lado, é possível concluir que actualmente o número de gestoras é consideravelmente maior que há duas décadas atrás, por outro lado, verifica-se que a gestão e a liderança continuam muito associadas às características do sexo masculino. Tendo em conta este contexto social e organizacional adverso, o estudo procura ainda analisar as estratégias de gestão do género adoptadas pelas mulheres no sentido de melhor integrarem as culturas organizacionais.
Palabras clave : Discriminação sexual; estereótipos; características de género; sexualidade; conflito trabalho-família; gestão do género; gestão; liderança; cultura organizacional.