SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número4Efeito da suplementação oral de arginina sobre a secreção de GH e metabolismo de lipídios em ratos Wistar treinadosA eficiência propulsiva e a performance em nadadores não experts índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

PETROSKI, E.L.; PELEGRINI, A.  y  GLANER, M.F.. Insatisfação corporal em adolescentes rurais e urbanos. Motri. [online]. 2009, vol.5, n.4, pp.13-25. ISSN 1646-107X.

O objectivo do estudo foi identificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal em adolescentes domiciliados nas áreas rurais e urbanas, e analisar a influência das variáveis demográficas e antropométricas na insatisfação com a imagem corporal. Participaram do estudo 629 adolescentes de 13 a 17 anos, de áreas urbanas e rurais. Foram coletadas informações demográficas (sexo, idade, área de domicílio), antropométricas (massa corporal, estatura, espessura de dobras cutâneas) e imagem corporal. O IMC (baixo peso: <18,5kg/m²; eutrófico: entre 18,5-25,0kg/m²; excesso de peso: >25kg/m²) e somatório de espessura de duas dobras cutâneas - Σ2DC (baixo: <16mm; ideal: de 16-36mm; alto: >36mm para moças; baixo: <12mm; ideal: de 12-25mm; alto: >25mm, para rapazes) foram derivados subsequentemente. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi similar (p≥0,05) entre os adolescentes rurais (64,2%) e urbanos (62,8%). Enquanto os rapazes desejavam aumentar a silhueta corporal (41,3%), as moças, desejavam reduzir (50,5%) (p<0,001).Os adolescentes com baixo peso e excesso de peso, pelo IMC, e aqueles com o Σ2DC alto, respectivamente, apresentaram 3,14, 8,45 e 2,08 vezes mais probabilidades de insatisfação com a imagem. Elevada prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi observada em adolescentes da área rural e urbana. A inadequação do estado nutricional e a adiposidade corporal aumentam as probabilidades de insatisfação com a imagem corporal. Esses achados enfatizam a pressão social sobre o sexo feminino de almejar a magreza, e o masculino de ressaltar o sobrepeso desejando um porte atlético.

Palabras clave : imagem corporal; adolescentes; população urbana; população rural; obesidade; auto-percepção; índice de massa corporal; dobras cutâneas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons