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Motricidade
versión impresa ISSN 1646-107X
Resumen
OLKOSKI, M.M.; MATHEUS, S.C.; MORAES, E.C. y TUSSET, D.. Metodologia para o planejamento de aulas de hidroginástica. Motri. [online]. 2013, vol.9, n.3, pp.36-43. ISSN 1646-107X. https://doi.org/10.6063/motricidade.9(3).688.
O objetivo desse estudo foi analisar uma metodologia para o planejamento de aulas de hidroginástica. Dezessete mulheres realizaram individualmente uma aula de hidroginástica. Obteve-se o consumo de oxigênio (analisador de gases TEEM 100) e a frequência cardíaca (frequencímetro Polar® -Accurex Plus) a cada 20 segundos, sendo a concentração de lactato sanguíneo (lactímetro portátil Biosen 5030 EKF-Diagnostic) e o índice de percepção de esforço (IPE) (Escala de Borg) verificados a cada 5 minutos e 50 segundos. A estatística utilizada apresentou valores médios e a variância (ANOVA OneWay com Post-hoc de Bonferroni) para cada variável entre as fases e os seis blocos da aula (p < .05). Os resultados mostraram que as variáveis aumentaram progressivamente até o bloco 4 e partir do bloco 5 começaram a diminuir, confirmando a estrutura de pirâmide previamente elaborada. Os valores médios da fase principal da aula sugerem que a prática regular de aulas de hidroginástica nessas condições, provavelmente proporcionará a melhora do condicionamento físico aeróbico em sujeitos com características semelhantes aos do grupo avaliado, com IPE razoavelmente fácil. Conclui-se que a estrutura da aula sugerida poder ser eficiente na elaboração de aulas de hidroginástica.
Palabras clave : variáveis fisiológicas; índice de percepção de esforço; hidroginástica.