SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Belvoir através de fontes textuais. Funções de um castelo franco na Terra SantaEscavação revela ocupação anterior ao Castelo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medievalista

versión On-line ISSN 1646-740X

Resumen

CARRAZ, Damien. A ocupação de Belvoir pelos Hospitalários: cronologia e fontes escritas. Medievalista [online]. 2023, n.33, pp.59-79.  Epub 31-Ene-2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6252.

O que sabemos sobre a ocupação do castelo de Belvoir pelos Hospitalários de São João de Jerusalém? Este artigo procura traçar o estado da documentação escrita disponível, composta por algumas crónicas, árabes e latinas, complementadas por cartas das coleções do Hospital. A história do castelo é colocada em perspectiva com o processo de militarização da Ordem e o seu crescente envolvimento na defesa dos estados latinos do Oriente. Adquirido entre 1165 e 1168, Belvoir rapidamente desempenhou um papel fundamental na defesa da Galileia, tornando-se numa das principais fortalezas do Hospital. Em janeiro de 1189, no entanto, o local foi tomado pelos Ayyūbids. Em 1241, na sequência de um tratado com al-Kâmil, Sultão do Egipto, o castelo e o seu território foram devolvidos aos Hospitalários. No entanto, desconhecem-se as circunstâncias em que os cavaleiros voltaram para um castelo que, entretanto, havia sofrido vários danos. Em 1255, a Ordem reforçou a sua posição absorvendo os bens do mosteiro do Monte Tabor. Contudo, entre 1263 e 1266, as campanhas do Sultão Baybars resultaram no desmantelamento da presença do Hospital no leste da Galileia.

Palabras clave : Hospital de São João de Jerusalém; castelo, cruzadas, Ayyūbids; Mamluk.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )