SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Modelação da evolução de bancos de areia na zona costeira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão Costeira Integrada

versión On-line ISSN 1646-8872

Resumen

BERTIN, Xavier; FORTUNATO, André B.  y  DODETA, Guillaume. Processos que controlam o ciclo sazonal de embocaduras dominadas pelas ondas. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.9-19. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci524.

Apresenta-se uma revisão dos processos físicos que controlam a dinâmica de embocaduras dominadas pelas ondas, com base em vários estudos conduzidos em duas embocaduras localizadas na zona costeira centro de Portugal. As análises são conduzidas com modelos morfodinâmicos, que reproduzem adequadamente a hidrodinâmica e a evolução morfológica observadas. Experiências numéricas são efetuadas para explicar o desenvolvimento das embocaduras durante o verão marítimo e a sua colmatação e fecho durante tempestades de inverno. O primeiro comportamento é explicado pela distorção da maré que promove a dominância da vazante, enquanto o segundo se explica pela combinação de vários processos relacionados com a agitação marítima: (1) o “efeito bulldozer” devido à componente transversal à costa das forças devidas às ondas; (2) a presença de gradientes laterais de pressão barotrópica, que aceleram as correntes longitudinas em direcção à embocadura; (3) o bloqueamento das ondas durante a vazante e (4) o ciclo sazonal do nível médio do mar, cujo pico ocorre no outono. Resultados recentes sugerem ainda que as ondas infragravíticas podem ter um papel importante nesta dinâmica.

Palabras clave : embocaduras de maré; processos induzidos pelas ondas; bloqueamento das ondas; ondas infragravíticas; lagoa de Óbidos; Lagoa de Albufeira.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons