SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Transformações do espaço urbano costeiro: patrimonialização do meio ambiente na cidade de Florianópolis/Santa Catarina - BrasilAvaliação da área adequada para Acacia dealbata Mill. na Bacia do Rio Ceira (Centro de Portugal) com base em modelação suportada no princípio da máxima entropía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versión On-line ISSN 2182-1267

Resumen

OLIVEIRA-COSTA, Jorge  y  SOUZA, Reginaldo. Organização geossistêmica e invasões por Acacia sp. (Fabaceae: Mimosoideae) na Bacia Hidrográfica do Rio Arouce: Uma visão das invasões biológicas à escala do geossistema. GOT [online]. 2015, n.8, pp.145-169. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2015.8.008.

Vários fatores influenciam os alcances espaciais e temporais das invasões biológicas. A estrutura da paisagem é um dos fatores cruciais, que influenciam os alcances, assim como os elementos de risco. Por isso, a avaliação de áreas invadidas por espécies exóticas implica a análise da estrutura da paisagem. O presente estudo é abordado por meio da análise da estrutura da paisagem no passado (1960) e no presente. O método aplicado inclui análise de imagens orbitais e de cartografias do uso do solo. O período de tempo abrange 50 anos, 1960-2010. A área de estudo está localizada na Serra da Lousã (Portugal). Os resultados mostraram claras mudanças no uso da terra, como estímulo para aumento das áreas invadidas, em contextos de propensão à invasão, com destaque para as áreas invadidas por Acácias Australianas, que parecem aumentar de forma constante.

Palabras clave : Mudanças no uso do solo; Invasão biológica; Análise espacio-temporal; Superfícies invadidas; Bacia Hidrográfica do Rio Arouce; Género Acácia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons