SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Aplicación de los SIG en la clasificación morfológica de los tipos de costa: el ejemplo de las Illas Cíes (Galicia, NO de la Península Ibérica)Os desafios da acessibilidade à água doce nas áreas rurais das Fiji: o caso de estudo da aldeia de Kalabu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versión On-line ISSN 2182-1267

Resumen

GONZALEZ, Denise  y  COSTA, Alexander da. Análise da percepção de risco e vulnerabilidade a partir dos alunos do ensino médio na vivência de Nova Friburgo RJ após desastre natural de 2011. GOT [online]. 2016, n.9, pp.187-211. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2016.9.009.

A precipitação intensa num intervalo de poucas horas, causou uma série de deslizamentos de encostas e enchentes e/ou inundações de rios na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, especialmente no município de Nova Friburgo no mês de janeiro de 2011. Baseada na vivência dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de dois colégios da rede estadual de ensino, esta pesquisa se utilizou do fato desta região ter sofrido este evento extremo. Observou-se a percepção de risco dos alunos através do que viveram e com os conteúdos da geografia Com o aplicativo Google Earth,foi elaborado o mapa de área de risco pelos mesmos, havendo uma comparação entre os resultados encontrados nas duas escolas, além de confrontá-los com dados da prefeitura sobre o assunto. Além disso, houve a análise da vulnerabilidade da população a partir de mapas temáticos com base no censo do IBGE(2010).

Palabras clave : Desastre Natural; Percepção de risco; Ensino de Geografia; Área de risco; Vulnerabilidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons