SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Literatura para la infancia y formación de lectores: caminos de la formación inicialInfluencia de los medios de comunicación en las elecciones alimenticias de los alumnos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

RIBEIRO, Andreia Osório  y  HORTA, Maria Helena. À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.69-80. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.173.

Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1]. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.

Palabras clave : Consciência da palavra; linguagem oral; linguagem escrita; crianças em idade pré-escolar; educação pré-escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons