SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2A reforma dos cuidados de saúde primários em 2005: um problema de saúde pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versión impresa ISSN 2182-5173

Resumen

JOAO, Sara; MELICIA, André  y  LEITE, Raquel Baptista. Diabéticos sem semaglutido: que implicações?. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2024, vol.40, n.2, pp.192-196.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i2.13744.

Foi recentemente comunicado um problema no abastecimento do medicamento Ozempic® (semaglutido), situação que afetou vários países, incluindo Portugal. Este medicamento, um análogo do péptido-1 semelhante ao glucagon, está indicado no nosso país para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 insuficientemente controlada, sendo comparticipado apenas para estes doentes, desde que apresentem também um valor de índice de massa corporal igual ou superior a 35 kg/m2. A ruptura de stock do fármaco parece ter sido devida à sua prescrição off-label, realizada com o objetivo da perda de peso em pessoas com excesso de peso ou obesos, mas não diabéticos. A utilização off-label do semaglutido em Portugal levanta vários problemas, nomeadamente éticos e económicos. Apesar dos esforços que têm sido feitos para a diminuição da prevalência de pessoas com excesso de peso e obesidade no nosso país, nomeadamente através da criação de programas de saúde, considera-se que ainda existe margem significativa para uma melhoria no âmbito da medicina preventiva.

Palabras clave : Semaglutido; Diabetes mellitus tipo 2; Obesidade; Excesso de peso; Ética; Economia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )