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Revista Crítica de Ciências Sociais
versión On-line ISSN 2182-7435
Resumen
COSTA, Rosário Couto. A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2018, n.116, pp.49-70. ISSN 2182-7435. https://doi.org/10.4000/rccs.7205.
Neste artigo faz-se uma revisão crítica da segunda revolução académica. O objetivo é mostrar como esse marco é passível de diferentes reconstituições e interpretações, as quais não são ideologicamente neutras. Para o efeito, apresenta-se uma análise hermenêutica e comparativa de textos que teorizam essa mudança de paradigma. Tomam-se como ponto de partida quatro artigos de Henry Etzkowitz. A visão que deles se extrai assume-se como a narrativa “oficial” que terá tido influência na evolução mais recente da Universidade. Porém, quando essa teorização é confrontada com outras ideias - quer do próprio Etzkowitz quer de um estudo com a chancela da UNESCO -, surgem então algumas incoerências e limitações.
Palabras clave : desenvolvimento económico; inovação; neoliberalismo; segunda revolução académica; universidade.