SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Política Pública de Acción Afirmativa en la Enseñanza Superior para la Población Romaní en Portugal: Programa Operacional de Promoción de la Educación (OPRE) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

ኮ, ሎ.. Sobre uma Educação Colonial. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.7-19.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21559.

Na maioria das configurações mais comuns a nível mundial, o ensino superior é um processo de enculturação que perpetua atitudes, hierarquias, instituições e lógicas coloniais. Partindo de perspetivas que vão além das da europa ocidental, este artigo apresenta uma avaliação crítica desse entrincheiramento sistemático. Através de uma análise da construção e distintas experiências de ensino superior, exploramos os impactos de formas implícitas e explícitas de desumanização, discriminação, opressão e privilégio. Baseando-nos em tradições que têm sido largamente excluídas dos manuais escolares e listas de leitura das instituições de ensino superior, apontamos direções radicais que nos abrem novos horizontes. Estes futuros não se centram no descentrar do Euro-Ocidente per se, mas antes em cultivar processos de (re)construção de nós próprios, no contexto das nossas próprias culturas e tradições.

Palabras clave : colonização; educação; ensino superior; desumanização; pós-colonial; descolonização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )