SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Colaboración en la Formación de Profesores que Enseñan MatemáticasLa Investigación Narrativa en el Estudio del Aprendizaje de Docentes de Matemáticas en Espacios Colaborativos Híbridos Universidad-Escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

NACARATO, Adair; CUSTODIO, Iris Aparecida  y  FRARE, Rosangela Bertoldo. A Produção de Narrativas Pedagógicas como Processo Formativo em Contextos de Colaboração. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.11-33.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21782.

Este texto tem como objetivo apresentar indícios de como a colaboração se constitui em prática de formação e possibilita o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, a partir da análise de excertos da narrativa de uma professora participante de um grupo colaborativo. Trata-se de uma professora da educação básica, que atua numa escola pública brasileira, com estudantes do ensino médio (14-17 anos). Discute-se a concepção de colaboração como prática de formação a partir dos estudos Vigotskianos e Bakhtinianos e o papel das narrativas pedagógicas como dispositivos de formação docente. A análise traz evidências do quanto a professora se apropriou dos princípios da cultura social de sala de aula de matemática defendidos no grupo e dos discursos que nele circulam, atuou na coconstrução de conhecimentos matemáticos com seus alunos, exerceu sua agência e se desenvolveu profissionalmente.

Palabras clave : colaboração; desenvolvimento profissional; discurso matemático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )