Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
BARBOSA, Cirléia Pereira y LOPES, Celi Espasandin. Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.61-83. Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.21678.
Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos - como o grupo de estudos constituído no Estágio - para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola.
Palabras clave : formação inicial de professores de matemática; desenvolvimento profissional; conhecimento profissional; identidade profissional; colaboração.