SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Colaboración y Desarrollo Profesional de Futuros Profesores de Matemáticas: Una Experiencia en Prácticas Curriculares SupervisadasInteracciones entre un Profesor de Educación Básica y un Profesor de Educación Superior en una Experiencia de Docencia Compartida en Matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

GAMA, Renata Prenstteter  y  SOUSA, Maria do Carmo de. Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.84-104.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21283.

Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.

Palabras clave : colaboração; iniciação à docência; formação inicial de professores; ensino superior; licenciatura em matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )