SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Interacciones entre un Profesor de Educación Básica y un Profesor de Educación Superior en una Experiencia de Docencia Compartida en MatemáticasFormación de Profesores desde Primeros Años en Modelización Matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

PRATES, Uaiana  y  MATOS, João Filipe. A colaboração no Contexto da Formação Inicial de Professores de Matemática da EaD no Brasil. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.132-153.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21773.

O presente artigo discute a colaboração no contexto da formação de professores de Matemática a distância. A partir de uma metodologia de abordagem qualitativa, objetivou-se responder à seguinte questão: como os estudantes de Licenciatura em Matemática percebem a colaboração no contexto da Educação a Distância (EaD)? Foram entrevistados sete estudantes da Universidade Federal do Tocantins sobre as práticas desenvolvidas ao longo do curso. A teoria da aprendizagem situada e das comunidades de prática foram utilizadas como balizadoras na coleta e análise dos dados. Os futuros professores de Matemática destacam a colaboração entre os colegas como o grande motivo para sua permanência ao longo do curso. Ou seja, observa-se a importância da colaboração entre os pares para a manutenção das comunidades de prática na formação inicial de professores de Matemática. Apesar disso, os estudantes apontam para uma falta de atividades, propostas pelo curso, que favoreçam o trabalho colaborativo ou até mesmo em grupo.

Palabras clave : educação a distância; colaboração; formação de professores de matemática; comunidades de prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )