SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Colaboración en el Contexto de la Formación Inicial de Profesores de Matemáticas en Educación a Distancia en BrasilDesarrollo Profesional de Profesores Consejeros de Estudios en Educación Matemática a través de Formación Colaborativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

PIRES, Magna Natalia Marin; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da  y  GOMES, Joice Caroline Sander Pierobon. Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.154-180.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21788.

Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.

Palabras clave : educação matemática; modelagem matemática; formação de professores; anos iniciais do ensino fundamental; grupo colaborativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )