SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Desarrollo Profesional de Profesores Consejeros de Estudios en Educación Matemática a través de Formación Colaborativa“Convertirse” en Pedagogo(a): Una Experiencia Profesional No Formal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

TEIXEIRA, Maria Elídia  y  SOUZA, Neusa Maria Marques de. Elementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escola. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.205-227.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21794.

O objetivo deste artigo é desvelar e descrever elementos constituintes de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática, organizada por meio da parceria universidade-escola, que se caracterizem como estruturantes de uma atividade na perspectiva de Leontiev. As discussões em curso respaldam-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em particular, da Teoria da Atividade, e nos estudos sobre coletividade de Petrovski, fundamentados no materialismo histórico-dialético. As análises consideraram o conteúdo de áudio-gravações, a produção escrita e as observações coletadas no processo de formação e estruturaram-se em três eixos: contexto, relações sociais e avaliação da atividade de formação. Dos resultados conclui-se que a viabilidade de um projeto de formação continuada constituir-se como atividade de formação reside em considerar que sua estruturação seja coletivamente estabelecida de modo a preservar a qualidade das relações sociais em condições objetivas que possibilitem a geração de necessidades e motivos coletivos orientados pelo objeto desta formação.

Palabras clave : parceria universidade e escola; teoria da atividade; coletividade; formação continuada em matemática; teoria histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )