SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Educación para los Medios en el Ámbito de la Estrategia Nacional de Educación para la Ciudadanía: Un Estudio con Escuelas Portuguesas que Integran el Proyecto de Autonomía y Flexibilidad CurricularEducación Inclusiva y la Percepción de los Educadores sobre el Trabajo de Planificación de la Lección, desde una Perspectiva Inclusiva del Estudiante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo; BOMFIM, Natanael Reis  y  SANTANA, Jeanne Lopes. Redes de Coletivos de Jovens Periféricos e Práticas Socioeducativas. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.30-55.  Epub 13-Dic-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.24898.

Este estudo qualitativo, de caráter interpretativo/descritivo, teve como objetivo investigar o processo de formação dos coletivos de jovens de periferias urbanas, a fim de desvelar práticas socioeducativas que contribuíssem para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas. O estudo foi apoiado pela Teoria e Método das Representações Sociais (Jodelet, 2001; Moscovici, 1961) e na Teoria Social de Rede (Barnes, 1987; Lago Júnior, 2005). A investigação empírica foi desenvolvida com coletivos de jovens periféricos, da cidade de Salvador, Bahia, Brasil e, para tal, aplicamos a entrevista individual, presencial e via celular/watsapp, aos lideres e representantes, e complementamos as informações pela rede social Facebook. No primeiro momento, essas informações foram tratadas pelo GEPHI/Cfinder e analisadas pelo método de redes sociais. Em seguida, a análise de conteúdo do discurso foi realizada (Bardin, 2011) e os resultados apontaram conexões e práticas socioeducativas significativas para o processo formativo desses jovens na Educação em Periferias Urbanas.

Palabras clave : redes sociais; práticas socioeducativas; periferias urbanas; jovens periféricos; política educativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )