SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Redes de Colectivos de Jóvenes Periféricos y Prácticas SocioeducativasPosibilidad de Uso Educativo de Facebook Zero en Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

KOTTE, Elaine. Educação Inclusiva e Percepções dos Professores sobre o Planeamento de Aulas Através da Perspetiva Inclusiva do Estudante. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.56-71.  Epub 13-Dic-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25380.

Este artigo analisa o conceito multifacetado de inclusão, conforme estudos de Kotte (2017). O trabalho pretende aprofundar o conhecimento sobre percepções dos professores sobre educação inclusiva a respeito dos diferentes pré-requisitos de aprendizagem dos estudantes. A metodologia aplicada foi uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos usados em dados levantados sobre o trabalho de professores que participam num programa nacional de pesquisa sueco sobre melhoria nas escolas. O estudo emprega os conceitos de Biesta sobre as dimensões do objetivo da educação, o modelo de Uljens para análise da ação didática, o profissionalismo conforme Hedegaard-Sørensen e a diferenciação de ensino de Tomlinson. Concluiu-se que os professores têm uma atitude positiva a respeito da inclusão, mas também a consideram difícil de ser implementada durantes as aulas. Eles vivenciam um dilema entre necessidades estudantis individuais e o interesse da turma como unidade. Resultados adicionais indicam que a colaboração colegial é considerada um aspeto de valor para o sucesso no planeamento e trabalho na aula inclusiva.

Palabras clave : colaboração colegial; ensino diferenciado; planeamento de aula; sala de aula típica; percepções dos professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )