SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Inclusión Cognitiva en el Campo Conceptual Aditivo e Multiplicativo de un Estudiante CiegoAspectos de la Formación Continua del Docente que Trabaja en la Educación de Personas con Discapacidad Intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

MOURA, Tiago Fernando Alves de  y  CAMARGO, Eder Pires de. Experiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de Ciências. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.141-165.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27551.

Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da utilização de materiais multissensoriais no desenvolvimento de estudantes com autismo em aulas de Ciências. Para tal, elaborou-se uma sequência de ensino investigativa na qual um carrinho move-se sobre um plano inclinado. A atividade permitiu explorar os conceitos físicos de força e movimento. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se registros em áudio, que posteriormente foram transcritos, e anotações em cadernos de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo. Os materiais multissensoriais contribuíram com o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ao contemplarem distintos estilos perceptivos, como a visibilidade e os efeitos sonoros do carrinho. A manipulação dos objetos propiciou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades sociais e psicomotoras. Por meio da atividade, os aprendizes compartilharam e reformularam hipóteses sobre o fenômeno apresentado.

Palabras clave : autismo; ciências; multissensorial; sequência de ensino investigativa; força e movimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )