SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Desarrollo de la Inteligencia Rítmica: Hacia una Comprensión Crítica de las Temporalidades EducativasEl Concepto de Agendas Temporales en Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

SCHAFFTER, Ortfried  y  ESCHENBACH, Malte Ebner von. Reenquadramento da Temporalidade: Um Projeto para uma Visão Relacional da Cronoferência. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.35-61.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27368.

Este artigo baseia-se no conceito metodológico de “recorrência” enquanto geração de conhecimento através da “análise do que passou”, biográfica e histórica, segundo Gaston Bachelard no contexto da epistemologia histórica. Com base neste caso paradigmático, efetua-se uma reconstrução relacional-teórica da temporalidade com referência à filosofia da história de Walter Benjamin e Achim Landwehr, na qual as três ordens temporais passado, presente e futuro deixam de ser vistas como dimensões separadas. A estrutura relacional temporal adquire significado epistemológico, entre outras coisas, através do fenómeno da “ausência”, isto é, através da efetividade temporal de uma real “ausência presente do passado” em redes relacionais temporais biográfica ou historicamente reconstruídas. A relevância da teoria educacional pode ser esclarecida historicamente, trans-geracionalmente, disciplinar-historicamente e socio-historicamente, como sublinhamos neste artigo.

Palabras clave : recorrência; temporalidade; cronoferência; constelação relacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )